quinta-feira, 8 de outubro de 2009

A IMPORTÂNCIA DO CAPACETE!!!

As estatísticas nacionais de trânsito nos pintam um quadro alarmante da realidade enfrentada todos os dias por milhares de brasileiros. Segundo estes números, aproximadamente 90% dos acidentes no trânsito envolvendo vítimas têm como causa os condutores de motocicletas. Só o hospital Santa Casa de São Paulo atende aproximadamente 70 casos de acidentados ao mês, dos quais a imensa maioria é representada por motociclistas ou suas vítimas.

E estes acidentes se devem às mais diversas causas, como o stress vivido nas ruas das grandes cidades, o desrespeito às leis de trânsito, entre outras. O resultado disso pode ser percebido nos levantamentos realizados pelas autoridades de trânsito. Só para se ter uma idéia em 2004, Santa Catarina contabilizou um total de 2855 ocorrências de autuações de motociclistas que não estavam utilizando capacetes e em 2005 (até Julho) este número já chegava a 2152 ocorrências, mostrando um crescimento exagerado neste tipo de infração, que demonstra a pouca importância dada a este equipamento de segurança.

Quando se questiona alguém que não utiliza capacete, a primeira pergunta que se ouve é: “O capacete protege mesmo em caso de acidentes?”. Para isso é importante lembrar a definição dada pela Portaria 086, publicada pelo Inmetro, sobre este tema. Diz ela “capacete é o equipamento para condutores e passageiros de motocicletas e similares que, quando utilizado corretamente, minimiza os efeitos causados por impacto contra a cabeça do usuário em um eventual acidente”.

Por isso devemos sempre ter em mente que o capacete protegerá o usuário desde que utilizado corretamente, ou seja, afivelado, com todos os seus acessórios e complementos, fabricado por uma empresa idônea. E por isso é importante verificar se o capacete apresenta o selo holográfico na região da nuca, pois esta é a garantia de que este capacete foi testado de acordo com as normas estabelecidas pelo Inmetro, por um organismo de certificação competente.
Como cristãos temos o dever de proteger nossas vidas e a de nosso próximo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário